Sinusite em cães

Secreção nasal, espirros frequentes e até falta de apetite são alguns dos sintomas da sinusite em cães.

O seu cachorrinho tem espirrado com muita frequência? Está se alimentando menos ou apresentando muita secreção nasal? Ele pode estar com sinusite, que é a inflamação das vias nasais, provocando irritação da mucosa do trato superior, geralmente, narinas e seios nasais. Essa doença pode ser causada por vírus ou bactéria.

Causas e sintomas

A sinusite, geralmente, é provocada por poeira ou sujeiras no ambiente e, também, pode estar associada à inalação de fumos ou gases, que podem provocar a irritação. Além disso, a condição também pode ocorrer por traumas nas narinas, corpos estranhos, parasitas, tumores, entre outros agentes.

Os cães que têm sinusite, geralmente, tendem a espirrar com muita frequência, têm muita secreção nasal com a presença de muco ou pus e, em estados mais graves, pode até ocorrer sangramento, ronco e muita dificuldade para respirar. Por isso, é fundamental que você fique sempre atento ao comportamento do seu pet.

Tratamento e exames

O diagnóstico da sinusite é feito por meio de exames específicos em que o veterinário vai avaliar e analisar o histórico do cão. Radiografia, exames físicos, tomografia e também rinoscopia (exame específico para visualizar a região interna das narinas) são alguns dos exames solicitados. Citologia ou biópsia das narinas também podem ser requisitados pelo médico veterinário.

Além disso, para encontrar a causa da inflamação o profissional pode solicitar exames de sangue ou outros mais específicos. O tratamento da sinusite é feito com medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, limpeza das narinas com soro fisiológico, antifúngicos, umidificantes de ambiente e, em alguns casos, pode ser necessário intervenção cirúrgica.

Clínica de confiança

O diagnóstico precoce da sinusite pode fazer a diferença na vida do seu melhor amigo, sabia? Por isso, tenha o hábito de levá-lo ao sempre ao veterinário, para fazer exames de rotina. A Clínica Veterinária Da Vinci tem funcionamento 24 horas e oferece uma estrutura ampla e completa com os melhores aparelhos de exames, além de uma equipe preparada para esclarecer todas as suas dúvidas. Saiba mais pelo site: http://www.veterinariadavinci.com.br/outros-servicos/. A Clínica oferece desde os cuidados básicos como banho e tosa aos mais avançados como internação, cirurgia, exames, diagnósticos, entre outros. Marque a consulta do seu cãozinho pelo telefone 41 3016 2606 ou 41 99663 0331 ou acesse o site: http://www.veterinariadavinci.com.br/.