Ração ou comida natural: qual é o melhor alimento para o seu cão?

É fundamental escolher a alimentação do seu pet com cautela.

Todo bom criador sabe a importância de se preocupar com a origem e o tipo de alimento que vai ser oferecido aos seus cães. Em geral, a dieta dos cachorros é composta basicamente pela ração. Porém, muitos donos têm preferido alimentar os pets apenas com comida natural. Mesmo sendo essa uma questão que divide opiniões – do ponto de vista dos veterinários – as duas alternativas são válidas. Tanto a ração quanto a comida natural podem servir de alimentação diária para os cachorros. Desde que se escolha apenas um desses modelos alimentares.

Ração ou comida natural – qual escolher?

A escolha da ração ou comida natural para compor o cardápio diário do cachorro deve ser pensada levando em consideração alguns critérios. Sobretudo, com relação à rotina do criador. Quem possui um dia a dia corrido e atarefado, o mais indicado seria optar pela tradicional e prática ração.O ideal é escolher sempre rações de marcas confiáveis, que sejam de boa qualidade e procedência. E, se possível, indicadas por um veterinário.

Do contrário, se você dispõe de mais tempo e deseja ter independência para preparar o alimento do seu animal de estimação, pode escolher tranquilamente adotar a comida natural como alimentação única. Contudo, é preciso ter cautela e não sair oferecendo ao seu cachorro o mesmo tipo de comida que você consome.

Antes de introduzir a comida natural na alimentação do seu pet, primeiro consulte um veterinário que seja especializado em nutrição animal. Ele fará uma avaliação completa do seu cachorro e, com base no biotipo, prescrever uma dieta personalizada, com a combinação exata dos alimentos e porções necessárias para atender todas as necessidades nutricionais diárias.

Vantagens de escolher a ração

  • Praticidade: não precisa selecionar e cozinhar alimentos;
  • Comodidade e conveniência: pode ser adquirida sem sair de casa;
  • É balanceada: possui a quantidade certa de vitaminas e minerais;
  • Diversidade: estão disponíveis em diferentes sabores e podem ser escolhidos de acordo com o peso e idade do cachorro;
  • Menos risco de contaminação;
  • Maior prazo de validade: as rações não estragam fácil e podem ser conservadas por mais tempo em comparação ao alimento orgânico.

Vantagens da comida natural

  • Saber exatamente o que o seu pet está ingerindo;
  • Ter autonomia para preparar você mesmo as refeições do cachorro;
  • É bem aceita e apreciada pelo animal;
  • Ajuda na melhoraria da saúde funcional dos cães e cura de algumas doenças;
  • Não possui aditivos químicos.

Alimentos proibidos para os cães

Doces e demais produtos industrializados como balas, sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos, nunca devem ser dados aos cães. Especialmente o chocolate, por ser altamente maléfico ao organismo desses animais.

O consumo, mesmo que eventual, desses alimentos podem causar no seu cão doenças severas. A exemplo do diabetes, queda de pelos, complicações estomacais e intestinais, além das dentárias – cáries e tártaro. Outro perigo é o cachorro ficar viciado no açúcar encontrado nesses alimentos e deixar de lado a ração ou a comida natural recebida.

Atendimento diferenciado

A Clínica Veterinária Da Vinci possui profissionais capacitados em diferentes áreas da medicina veterinária, incluindo a especialidade de Nutrição Animal (atendimento com hora marcada). Dispõe ainda de plantão 24 horas e diversos outros serviços como banho e tosa climatizado, pet shop e farmácia veterinária.

Saiba mais aqui ou agende a sua visita pelos telefones: (41) 3016-2606 (41) 99663-0331.

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: