Qual é a idade ideal para castrar o meu cachorro?

A dúvida que muitos criadores possuem a respeito da castração é sobre a idade certa para fazer esse procedimento nos seus pets. Apesar de muitas pessoas acharem que é preciso esperar o primeiro cruzamento do animal, isso não passa de um mito dentre tantos que existem em torno dessa cirurgia.

Derrubando alguns mitos sobre a castração

A castração é uma cirurgia indicada para evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos. Além disso, ela também oferece inúmeros benefícios para a saúde e comportamento do animal.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a castração não deixa o animal mais gordo e nem mais agressivo. Também é errado pensar que o animal sentirá falta da atividade sexual.

Vantagens da castração para os animais

Nas fêmeas, a castração reduz a incidência do câncer de mama. Antes do primeiro cio as cadelas têm 0,5% de chance de desenvolver o tumor. Esse número sobe para 26% após o segundo cio.

Castrar o seu animal vai impedir que ele fuja em busca de uma fêmea no cio e brigue com outros animais na sua disputa.

Doenças graves como a Piometra (infecção no útero) são evitadas. Esta doença acomete as fêmeas adultas não castradas. Com a retirada do útero, o seu animal fica livre dessa enfermidade.

Câncer de próstata e testicular também são evitados com a retirada dos testículos.

Em vez de agressivos, como muitos pensam, os cães e gatos ficam mais dóceis quando castrados, interagem melhor com outros animais e até com os seus donos.

O número de cães e gatos nas ruas e em abrigos esperando adoção é muito grande. A castração impede que esse número cresça.

Qual a idade certa para castrar o meu cachorro?

Cães de pequeno porte costumam chegar à idade sexual mais cedo. Algumas fêmeas têm o primeiro cio por volta dos cinco meses de idade, enquanto animais maiores começam a atividade sexual com um ano de idade, geralmente. Dessa forma, a raça e o porte do animal devem ser levados em consideração antes de realizar a castração.

O recomendado é que o procedimento aconteça por volta dos seis meses de idade para cães de pequeno porte. Assim, o animal já terá tomado todas as vacinas necessárias e seus dentes estarão trocados. Fêmeas maiores podem esperar até um ano.

Caso você queira castrar o seu animal ainda filhote, converse com o veterinário e saiba o que ele pensa a respeito. Já os animais adultos podem ser castrados normalmente, mesmo que já tenham uma vida sexual ativa.

Em caso de gatos, a catração ocorre nas fêmeas a partir dos cinco meses e, nos machos, a idade ideal é por volta dos oito meses, período em que ele já está adulto, minimizando assim, uma série de doenças.

Atendimento especializado

A castração de cães e gatos, apesar de ser uma cirurgia, é um procedimento simples, rápido e eficiente. A recomendação é que você procure um médico veterinário de confiança que siga todas as orientações e medidas de segurança para a saúde do seu pet.

Na Clínica Veterinária Da Vinci você tira todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de castração do seu animal.

Clique aqui e saiba mais sobre outros serviços que a Clínica oferece ou agende uma consulta pelos telefones (41) 3016-2606 e (41) 99663-0331.