Principais tipos de ração e alimentos para gatos

Existem rações de várias qualidades, além disso, é indispensável, ao escolher a ração, respeitar a faixa etária e o porte do felino.

Sabia que alimentar o seu gato de forma correta é também uma forma de carinho? Ele fica com mais saúde e tem muito mais disposição para brincar e fazer companhia para você, sem contar que a expectativa de vida do bichano aumenta consideravelmente.

Continue lendo e conheça os principais tipos de ração e alimentos para inserir nas refeições do seu pet:

Alimentos secos e duros

Os pacotes de ração costumam representar uma refeição completa. Se forem de boa qualidade — e isso o seu veterinário saberá responder — elas são balanceadas. Isso significa que contêm todos os nutrientes que seu gatinho precisa para permanecer saudável.

Elas ainda duram muito mais do que os alimentos úmidos, representam praticidade na hora de alimentar seu amigo e ainda podem ser armazenadas pois mais tempo — se forem mantidas bem fechadas, é claro.

Existem rações de várias qualidades e saber escolher qual a mais adequada para o seu pet pode não ser tão fácil. Abaixo, explicamos sobre cada uma delas.

1. Ração Standart

As rações mais baratas são também as mais pobres em nutrientes. Ainda assim, é melhor oferecer esse alimento ao seu gato que dar ‘comida de gente’ a ele. Isso porque, elas foram desenvolvidas especialmente para os felinos, e contêm, ao menos, os nutrientes para suprir as necessidades básicas que o animal necessita. A baixa qualidade da proteína é seu ponto mais negativo.

Dessa forma, ainda é melhor comprar essas rações do que aquelas vendidas a granel em aviculturas e casas de ração. Elas podem estar contaminadas por ficarem expostas e não há como prever sua validade nem sua procedência.

2. Ração Premium

O termo premium já mostra que essas rações para gatos são de boa qualidade. Em geral, sua fonte proteica vem de farinha de vísceras ou com farinha de subprodutos de frango. Ao adquirir o produto, busque na embalagem a informação sobre conter ou não conservantes e corantes em sua formulação. Essas substâncias podem ser cancerígenas e, ainda, causar alergias em animais mais sensíveis ou que já tenham algum tipo de alergia de pele.

3. Ração Super Premium

Agora estamos falando de uma ração para gato de alta qualidade nutricional. Sua fonte de proteína tem alto valor biológico e melhor absorção dos nutrientes pelo organismo. As proteínas são essenciais para os pets e a quantidade varia de acordo com a idade do animal.

Outra vantagem das rações Super Premium é apresentar versões específicas voltadas para determinadas raças que necessitam de um cuidado maior. É dentro desse grupo que estão as opções para animais com necessidades especiais devido a condições de saúde — conforme veremos mais abaixo.

Alimentos secos e macios

Essas rações também vêm em pacotes como os duros, mas seu grão é mais macio e, por isso mais palatável e fácil de mastigar. Eles não são tão recomendados por não representarem uma alimentação completa, mas podem ser indicados para cães que apresentam problemas gengivais (que pode deixar os dentes moles), além de serem ótimos petiscos. O ideal é que, antes de comprar esse alimento, você converse com seu veterinário de confiança.

Alimentos úmidos

Esses são os favoritos da maioria dos gatos. Os alimentos úmidos estão disponíveis em lata e em pacotinho e podem vir em forma de pasta ou de pedaços em meio a um molho muito apetitoso ao felino.

Sendo úmidos eles têm mais aparência de comida do que uma ração e, por isso, a preferência dos bichanos. Eles ainda são mais fáceis de serem mastigados. As desvantagens desse tipo de alimentos são durarem bem menos e serem mais caros.

Em geral, o valor de três latinhas equivale ao de um quilo de ração. Outro inconveniente é sujarem os dentes do gato e, assim, precisarem de escovações dentárias, algo que nem sempre é fácil de executar.

Rações indicadas para gatos com condições especiais

Se seu bichano possui doenças renais, problemas cardíacos, de pele, entre outras condições, é muito recomendado — até para aumentar sua expectativa de vida — que ele receba uma ração própria para sua condição. Infelizmente, elas costumam ser mais caras (as Super Premium), mas devemos considerar que seus benefícios podem, até, reduzir os medicamentos para esses problemas e significar mais qualidade e expectativa de vida para o seu gato.

Particularidades sobre a digestão do seu gato que você precisa conhecer

Você sabia que o sistema digestório do gato é preparado para digerir carne. Isso é muito fácil ser percebido pela própria constituição dos felinos. Eles possuem dentes desenvolvidos para “rasgar” a carne em vez de mastigá-la. Essa característica indica que os gatos devem receber mais proteína animal do que vegetal. Por isso, verifique essa indicação nas embalagens da ração e se informe melhor com seu veterinário.

Independente da opção escolhida para alimentar o seu gato é possível respeitar a faixa etária e o porte dele nessa escolha. Isso porque todos os tipos de ração citada possuem tipos para filhotes, adultos (divididas por tamanho de animal) e sênior.

Os veterinários costumam recomendar que, na dieta semanal e em dias alternados, sejam feitas misturas entre alimentos secos e úmidos.Uma dica é misturar uma quantidade pequena da ração úmida de sachê (uma colher de chá, por exemplo) na ração seca. Essa atitude deixará o alimento mais saboroso, deixando seu gato mais satisfeito após sua refeição.

Quanto aos petiscos, é recomendável que todas as pessoas que cuidam do gato da família — incluindo (se você tiver) sua cat-sitter — conheçam a rotina alimentar do animal. Por fim, lembre-se: não é recomendado dar comida humana aos felinos, pois podem causar problemas no organismo do seu amiguinho.

Profissionais especializados

A Clínica Veterinária Da Vinci possui ótimos profissionais e oferece uma estrutura completa para melhor atender o seu pet, além do atendimento 24 horas para as emergências veterinárias a Clínica oferece atendimento especializado em Medicina Felinacom hora marcada . Saiba mais aqui ou agende uma consulta pelos telefones: (41) 3016 2606 ou WhatsApp (41) 99663 0331.

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: