Principais doenças renais em gatos

As doenças renais em gatos são mais comuns do que pensamos, por isso é muito importante manter uma rotina regular de visitas ao veterinário e, logo que perceber algum sintoma, procurar urgentemente uma clínica veterinária de confiança para identificar a doença e começar o tratamento.

As doenças renais podem ser classificadas em agudas ou crônicas. No caso da doença aguda, os sintomas são imediatos e as causas podem ser devido a traumas e intoxicações.

A doença renal crônica se estende ao longo do tempo e pode surgir devido ao avanço da idade, desgaste natural dos órgãos dos felinos, alteração congênita e doenças infecciosas. Os sintomas vão surgindo aos poucos.

As doenças renais mais comuns em gatos são:

Nefrite: Pode ser uma infecção crônica ou aguda e afeta a função dos rins de filtrar a urina, inclusive, o rim pode até deixar de funcionar. Os sintomas da nefrite são: falta de apetite, vômito, apatia e excesso ou falta de urina.

Insuficiência renal crônica: É uma doença grave que pode até levar a óbito. Como os rins não funcionam direito, as substâncias tóxicas se acumulam no organismo do animal. Os sintomas são ingestão de água em excesso, vômito, diarreia, perda de peso, fraqueza e úlceras gastrointestinais.

Quando em estágio avançado, o gato pode apresentar pressão alta e perda da visão dos felinos.

Tumores renais: Tumores renais são nódulos malignos que evoluem com bastante rapidez. O diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível. Podemos destacar os sintomas: vômito, perda de peso, falta de apetite e apatia.

Doença obstrutiva do trato urinário: Também é conhecida como Urolitíase e se caracteriza pelo surgimento de pedras no trato urinário. Nos machos, esses cálculos obstruem a uretra e nas fêmeas provocam inflamação.

Os sintomas são urina com sangue, urinar com frequência, com dificuldade e em pouca quantidade. Também pode acontecer do animal fazer um volume bem maior de urina, diferente do normal.

Principais causas

Algumas raças são mais propensas às doenças renais como o Burmês, Siamês Abissínio e Maine Coon. Alguns fatores também favorecem e aumentam o risco do aparecimento das doenças renais nos felinos. Entre eles, podemos destacar a idade do animal: quanto mais velho, mais chance o gato terá de apresentar tais problemas.

Muita ingestão de proteína e de fósforo também prejudica o trato urinário do animal, além disso, o uso frequente de medicamentos e outras substâncias oferecidas aos gatos causam lesões nos rins, favorecendo o aparecimento de doenças renais.

Prevenção

Apesar da tendência natural dos gatos apresentarem doenças renais, existem algumas maneiras de tentar prevenir essas enfermidades. Veja o que você pode fazer pela saúde do seu pet.

• Ofereça água limpa e fresca o tempo todo;
  • Evite oferecer restos de comida ao animal;
  • Observe qualquer mudança de comportamento;
  • Leve o seu gato ao médico diante de qualquer alteração suspeita.

A ida frequente ao veterinário é fundamental para a prevenção, tratamento e cura das doenças renais em gatos. O veterinário, além de verificar se está tudo bem com o seu bichano também pode desenvolver uma dieta adequada a cada fase da vida do animal.

Atendimento especializado

A Clínica Veterinária Da Vinci conta com pronto atendimento 24 horas para atendimento de emergência e profissionais altamente especializados para tratar do seu gato do jeito que ele merece. A clínica também dispõe de Nefrologista e seu atendimento precisa ser agendado.

Entre no site e saiba mais sobre os serviços ofertados. Entre em contato através do telefone (41) 3016-2606 ou (41) 996630331 e agende uma consulta.