O que é esporotricose em gatos?

A Esporotricose é uma categoria de zoonose (doença passada dos animais ao homem) que pode afetar diferentes espécies, contudo, seu contágio costuma ser bastante comum em gatos, principalmente os de rua.

O fungo responsável por transmitir a doença é o Sporothrix schenckii, encontrado facilmente ao ar livre, no solo, em parasitas e insetos. Transportada por gatos que contraíram o fungo, a incidência da Esporotricose é maior em regiões de clima quente e umidade elevada.

Como é feita a transmissão da esporotricose?

A doença é transmitida por meio da exposição direta de um animal saudável a lugares contaminados, ou pelo contato direto com outro gato e demais bichos que estejam infectados com o fungo. Essa última forma de infecção é uma das mais usuais entre os bichanos.

O fungo Sporothrix schenckii se instala facilmente no corpo do animal por brechas deixadas, geralmente, devido a algum ferimento que ele possua. Caso o gato não esteja com o sistema imunológico fortalecido, irá desenvolver a doença e se tornar vetor do fungo.

Para evitar que o seu amiguinho de quatro patas seja alvo da temida Esporotricose, o ideal é mantê-lo sempre em casa, longe das ruas – onde ele possa acabar se contaminando – e do convívio com gatos não domésticos.

A inserção de telas e redes de proteção nas grades e janelas do imóvel auxilia muito para que eles não encontrem o caminho livre para sair e, assim, acabem contraindo a doença.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem aparecer em qualquer região do corpo dos gatos: cabeça, patas, cauda, mucosas, e outras, em forma de feridas purulentas, com sangue ou pequenos caroços maçudos na pele, que demoram a desaparecer mesmo sob efeito de medicação.

Se não tratados rapidamente e de forma correta, a Esporotricose pode evoluir para estágios mais severos e alastrar-se por todo o organismo do animal. Por isso, ao detectar alguns dos sintomas citados no seu gato, bem como fadiga, falta de apetite e febre, leve-o prontamente a uma clínica veterinária de confiança para que ele receba o tratamento adequado.

Diagnóstico e tipos de tratamento

Embora seja uma doença séria, a Esporotricose é fácil de ser tratada e possui uma vasta gama de tratamentos que podem ser utilizados, a depender do grau de debilidade do animal. Os tratamentos podem incluir uso de medicamentos antibióticos e antifúngicos, vitaminas para melhorar a imunidade, vacinas, dentre outros cuidados.

Em geral, é habitual o tratamento dessa doença ser lento, pois o fungo, depois de instalado, costuma demorar para sair do corpo do felino. Porém, se as recomendações veterinárias forem seguidas à risca, o animal terá sua saúde restabelecida.

O diagnóstico da doença é feito mediante exames, a exemplo de biópsias das feridas presentes na pele, coleta de fungos e exames citológicos. Se o seu gato foi diagnosticado com a doença, aplique nele os tratamentos indicados sempre usando luvas de borracha e lave muito bem as mãos após tocá-lo. Também é importante que o bicho doente seja isolado do contato com outros humanos e demais animais saudáveis.

Trate do seu animal de estimação na Clínica Veterinária da Vinci

A Clínica Veterinária Da Vinci conta com profissionais qualificados para deixar a saúde e bem-estar do seu amigo pet sempre em dia, incluindo profissional especializado em Medicina Felina, que atende com hora marcada. A Clínica dispõe de atendimento especializado 24 horas e uma estrutura completa, com diversas opções de tratamentos.

Agende uma visita: (41) 3016-2606 e (41) 99663-0331 ou clique aqui e saiba mais.