O que é dirofilariose?

A dirofilariose é uma verminose. O verme que provoca a doença tem o nome de Dirofilaria immitis, e é da mesma família da lombriga, sendo até parecidos na aparência. Aloja-se no lado direito do coração, bem como nos vasos sanguíneos que ligam os pulmões e o coração. Esse tipo de verme pode ser achado em animais como gatos, cães e furões, bem como em selvagens, como lobos, leões marinhos e raposas, mas raramente em humanos. É importante lembrar que ao aparecer os primeiros sintomas desta doença, que é mais comum em regiões litorâneas, deve-se levar o pet a um veterinário para que a enfermidade seja diagnosticada e tratada o mais rápido possível.

A maioria dos pets que contraem a dirofilariose não mostram sinais da doença, mas apresentam perda do apetite e de peso, bem como apatia. O primeiro sintoma a aparecer é a tosse e a falta de resistência para praticar exercícios físicos. Já outros pets podem parecer “barrigudinhos”, pelo acúmulo de líquido no abdômen. Para se ter a certeza de que o animal esteja infectado, é preciso realizar exames laboratoriais, além de raios-X e ecocardiografia, que também ajudam a determinar a gravidade da doença. Sempre sob a orientação do médico veterinário, é possível prevenir a doença através do uso de vermífugos apropriados ou através do uso da medicação ProHeart®, que exige uma única aplicação anual.

Mas como os pets podem contrair a dirofilariose? Os vermes que moram no coração criam larvas que levam o nome de microfilárias e vivem na corrente sanguínea. As microfilárias entram em um mosquito, quando ele suga o sangue de algum pet que esteja doente. Quando este mesmo mosquito pica outro animal, as larvas entram na pele, crescem e vão até o coração para então se tornarem adultas. Acesse o site da Clínica Veterinária Da Vinci e fique por dentro das notícias, além de saber mais sobre a dirofilariose (http://www.veterinariadavinci.com.br/especialidades/cardiologia). Se preferir, ligue (041) 3016-2606 e obtenha mais informações.

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: