Diarreia em cães, o que fazer?

É preciso identificar as causas o quanto antes e tratar a diarreia de forma adequada, além disso, é essencial levar o animal a uma clínica veterinária para evitar problemas mais graves.

Diarreia é um quadro comum que afeta bastante a saúde dos cães, mas não é por ser comum que deve ser negligenciada. Pelo contrário, é preciso identificar as causas o quanto antes e tratar a diarreia de forma adequada, além disso, é essencial levar o animal a uma clínica veterinária para evitar problemas mais graves.

Quais são as causas da diarreia em cães?

A diarreia pode ter causas diversas. Dentre as mais comuns podemos citar:

• Alimentação ruim: Pode ser a ingestão de um alimento que não faz parte da dieta original do animal ou o hábito comum que muitos animais têm de procurar e comer alimentos encontrados em lixo, na rua, por exemplo.
  • Presença de parasitas: Assim como ocorre com os humanos, os cães também sofrem com a presença de parasitas intestinais. Basta que o animal entre em contato com algum excremento infectado para se contaminar.
  • Efeito colateral de medicamento: Se o seu cão está passando por algum tratamento médico, com a ingestão de medicamentos, essa pode ser a causa da diarreia. Os animais têm o organismo bastante sensível e reagem facilmente a novas substâncias ingeridas.
  • Estresse: Uma mudança na rotina do animal e ele já dá sinais de que não está bem por meio de suas fezes. É uma situação bastante comum. Falta de apetite e sinais de desânimo no cão são outros sintomas de estresse.
  • Viroses: Doenças como a parvovirose, que acomete cães na fase inicial da vida e cinomose também costumam se apresentar com a presença de diarreias. Na parvovirose, a diarreia vem acompanhada de sangue, já a cinomose, doença contagiosa, provoca outros sintomas como febre, secreções nasais e oculares, vômitos e outros. Todas essas doenças são fatais, por isso, devem ser bem acompanhadas pelo veterinário.

Como tratar a diarreia em cães?

O primeiro passo é procurar orientação veterinária, principalmente se a situação for alarmante. Para os casos mais leves e já identificados como casos pontuais, algumas dicas podem ajudar o seu cãozinho. Confira:

• Deixar o cachorro em jejum: O jejum é importante se a causa for alimentação errada e presença de parasitas. O estômago sensível precisa se recuperar da agressão que sofreu com alimentos estranhos. Já os parasitas não se sustentam sem alimento.
  • Ofereça alimentos leves: Quanto mais natural e fresca for a alimentação do cachorro, melhor para ele e para controlar a diarreia. Evite comidas gordurosas, leite, carne vermelha etc.. Ofereça purê de batatas, arroz, cenouras cozidas e frango cozido.
  • Use probióticos: Vendidos em farmácias e clínicas veterinárias, os probióticos são suplementos que regulam o funcionamento intestinal do seu cão. Dessa forma, a diarreia vai embora rapidamente.

Quando procurar um veterinário?

Diarreia é um sintoma claro de que algo não vai bem com o cachorro. Por isso, se você perceber que o seu pet está muito debilitado por esse problema e não há causa aparente, leve-o urgente ao veterinário. Algumas doenças podem levar o seu animal à morte e precisam ser tratadas o quanto antes. Só um veterinário pode identificar e prescrever corretamente a medicação necessária para o restabelecimento da saúde do animal.

A Clínica Veterinária Da Vinci oferece pronto atendimento 24 horas todos os dias para que você possa levar o seu cãozinho até lá na hora em que precisar. Entre em contato pelo site ou pelos telefones: (41) 3016 2606 e (41) 99663 0331.