Cuidados ao escolher um filhote de cachorro

Um filhote de cachorro é sempre uma alegria a mais para o lar. Seja em uma família grande ou pequena, casais ou mesmo para pessoas que moram sozinhas. A companhia de um cãozinho torna o ambiente bem mais agradável.

Mas, algumas questões surgem quando o assunto é escolher um filhote de cachorro. Quer saber como facilitar essa tarefa? Confira as dicas!

Compra ou Adoção?

Antes de adquirir o cachorrinho, é importante definir como será: por meio de compra ou adoção. Se você for comprar, existem muitas opções de lojas de animais e canis. Caso você queira adotar o bichinho, há também os chamados grupos de adoção, uma rede em que as pessoas fazem as entregas e os recebimentos dos animais, e ainda, os abrigos, onde os animais abandonados são acolhidos e cuidados.

Aspectos fundamentais

Seja qual for a sua escolha, o principal é optar por um local de confiança, com boa reputação e que aja dentro das leis.

Leve em consideração o aspecto físico do animal, como peso, aparência dos olhos e dos pelos. Note também se o cachorro corresponde bem às interações. Não se esqueça de verificar se as vacinas e os remédios do filhote estão em dia, assim o seu animalzinho virá cheio de saúde. Outra questão importante, é o local onde o cachorro irá ficar, antes prepare o lar para receber o seu cão.

Ambiente adequado

Para garantir o conforto do seu filhote, é bom considerar o porte do animal. Se você mora em apartamento, por exemplo, escolha uma raça de pequeno porte e temperamento tranquilo, se morar em casa, você pode ter um animal maior e que goste de correr e brincar com mais liberdade.

Os cachorros precisam de atenção e cuidados, por isso, providencie objetos específicos para ele, como cama, brinquedos, ração e acessórios, sem falar, é claro, em um grande estoque de carinho!

Adaptação

Tudo pronto! Então é hora de levar o novo amigo para casa. Os primeiros dias serão de adaptação, o cachorro irá conhecer e se adequar ao seu novo lar. Nesse momento, paciência é a palavra-chave, por não conhecer o ambiente, o cãozinho pode fazer as suas necessidades fisiológicas em local impróprio, ou mesmo estragar aquele móvel ou sapato que você tanto gosta. Aos poucos, porém, ele saberá as regras da casa e tudo será só alegria!

Saúde

Para que o seu cachorro cresça forte e saudável, além de muito amor e carinho, outros cuidados são essenciais, tais como: alimentação adequada, hidratação em dia, local para dormir e se alimentar em perfeitas condições de higiene, banhos frequentes, brincadeiras, passeios e descanso adequado.

Veterinário

Para saber como cuidar do filhote da melhor maneira, a dica é buscar um especialista. Escolha o veterinário para ele, opte por um profissional sério e bem qualificado. O ideal é que as visitas ao veterinário sejam periódicas, ou quando for necessário.

Com essas medidas, o cachorro crescerá feliz e com ótima saúde, proporcionando muita alegria e bem-estar para todos!

A Clínica Veterinária Da Vinci possui as melhores instalações, um atendimento de qualidade, com especialistas capacitados, para tirar todas as dúvidas sobre seu animal de estimação. Além de um atendimento 24 horas.

Acesse o site, ligue e marque uma visita: (41) 3016-2606 ou (41) 99663-0331. Teremos satisfação em receber você!

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: