Como e quando vacinar Gatos

Quando optamos por um gato, como animal de estimação,temos que cuidar de sua saúde, lembrando sempre das vacinas!

Vacinar o seu gato, é algo muito importante e essencial para garantir a sua saúde. Porém muitas pessoas, possuem dúvidas em relação a vacinação, sobre qual tipo de vacina é melhor, com que idade elas devem ser dadas e como elas devem ser aplicadas.

Por esse motivo, escrevemos esse artigo completo sobre vacinas para gatos para esclarecer todas essas dúvidas, e dar dicas sobre como proteger a saúde do seu companheiro.

Sem mais delongas, vamos aprender um pouco mais sobre vacinas para gatos.

O que são vacinas polivalentes para gatos?

As vacinas polivalentes, são vacinas que possuem em sua composição antígenos para várias doenças. Dessa forma, garantem a imunização do seu gato contra doenças de uma única vez.

Atualmente no mercado existem 3 tipos de vacinas polivalentes, a V3, a V4 e a V5. A diferença entre elas está na quantidade de antígenos presentes e consequentemente na quantidade de doenças que elas protegem.

A V3 protege contra Panleucopenia, Rinotraqueite e Calicivirose, enquanto que a V4 protege contra todas essas doenças e mais Clamidiose.

Já a V5 por sua vez, confere imunidade contra essas enfermidades e também contra a Leucemia Felina.

Para decidir qual é a tipo de vacina ideal é recomendado, levar o seu animal para uma clínica veterinária, onde um profissional veterinário irá examinar o seu gato e aplicar a vacina ideal para ele.

Como e quando vacinar o seu gato?

A vacinação de gatos deve ser feita com vacina polivalente, quando o animal tiver 60 dias de idade. Não é recomendado vacinar antes desse período, pois os anticorpos passados de mãe para filho ainda estão ativos no corpo do gato e a vacina não terá o efeito desejado.

São feitas 3 doses de vacina, são feitas de 2 a 3 doses, (veterinário irá avaliar e dependendo também da vacina que está sendo aplicada), o intervalo entre cada dose pode variar de 21 à 30 dias.

E a vacina antirrábica?

Também não podemos esquecer da vacina antirrábica, que protege o seu gato de contrair raiva, uma doença fatal e extremamente contagiosa.

A vacina antirrábica deve ser aplicada aos 4 meses de idade, e reforçada anualmente.

Como vermifugar seu gato?

Além das vacinas, também é importante vermifugar o seu gato, deixando ele livre de parasitas que podem vir a causar doenças sérias.

A vermifugação deve ser realizada da seguinte maneira:

A primeira dose deve ser dada após os 30 dias de vida e repetida após 21 dias, pois é frequente que filhotes tenham vermes.

Depois do primeiro ciclo de vermifugação, deve ser realizado um exame de fezes em série (3 amostras em dias diferentes), para avaliar se algum verme ou protozoário não foi eliminado, e para escolher uma medicação mais adequada para eliminá-los no segundo ciclo.

Vacinas podem gerar reações adversas?

Na grande maioria, não haverá reações adversas no seu gato após ele ser vacinado, mas algumas reações podem vir a ocorrer, são elas:

Complicações brandas: como lentidão, redução do apetite, dor no local da aplicação, febre baixa, falta e coordenação motora e vômitos.

Complicações severas: que são muito raras, como alergias e sarcomas, pode ocorrer também choque anafilático (raríssimo).

Conclusão

Concluímos que é muito importante vacinar e vermifugar o seu gato, dessa forma você estará garantindo a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação, e a sua saúde e de seus familiares.

Também destacamos, que é necessário levar o seu gato ao veterinário, pois apenas ele poderá acompanhar o seu animal, e decidir qual é a melhor forma de vaciná-lo e vermifugá-lo.

Uma clínica veterinária de muita qualidade e confiança, e que conta com especialistas em felinos, que atendem com hora marcada, a Clínica Veterinária Da Vinci, ela funciona 24 horas por dia, e está sempre de portas abertas para lhe oferecer o melhor atendimento.

Para mais informações, visite o seu site: http://www.veterinariadavinci.com.br/ ou ligue para eles: (41) 3016-2606 / (41) 99663-0331.

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: