Como acalmar um cão agitado

Alguns cães têm energia de sobra. Por isso, muitas vezes, eles latem pra tudo que veem, pulam para cumprimentar as pessoas e estão o tempo todo querendo brincar.

Você já percebeu que seu cachorro não para quieto nem por um minuto e, mesmo depois de horas saltitando e passeando, ainda tem energia para correr e brincar mais um tempo? Alguns cães têm energia de sobra. Por isso, muitas vezes, eles latem pra tudo que veem, pulam para cumprimentar as pessoas e estão o tempo todo querendo brincar.

Pensar que esse é um comportamento comum aos filhotes e que passará quando ele chegar à idade adulta pode ser frustrante, pois muitas pessoas se decepcionam ao ver que a agitação não mudou e, para piorar, o poder destrutivo do peludo aumentou consideravelmente…

Como lidar, então, com um cão agitado? Existe alguma forma de mudar essa característica do seu pet? Veja algumas dicas que podem ajudar:

Ensine a relaxar

Em um lugar calmo, como uma praça ou um parque, você pode ensiná-lo a relaxar, se sentar ou deitar. Sente-se e espere que ele se deite sem precisar que você o force a isso. Quando ele o fizer, dê uma recompensa. Se ele ficar deitado por um longo tempo, você pode recompensá-lo por isso também.

Recompense seu pet

O que vai definir se ele vai repetir determinado comportamento é sua reação logo após o que ele fizer. Por isso, é recomendado que você dê uma recompensa assim que ele estiver relaxado, pois, agindo assim, ele associará o agrado ao seu bom comportamento.

Entre as possíveis recompensas, estão elogios, petiscos, carinhos. Faça isso sempre, no momento certo, e seu pet entenderá que a recompensa é pelo que ele fez e assim, o fará mais vezes.

Brinque com o cão agitado

Quem não gosta de aprender enquanto se diverte? É isso que nos agrada desde a infância, e se engana quem pensa que é diferente com os cães!

Por isso, uma dica importante é fazer com que o seu companheiro se divirta enquanto aprende seus comandos. Uma das formas é jogar uma bolinha e criar comandos diferentes para ele pegá-la, para soltá-la e para esperar.

Existem as opções dos brinquedos inteligentes, que, além de estimularem seu cãozinho fisicamente, o estimulam mentalmente! Se não puder comprar um, pode usar a criatividade para brincar com ele. Você pode usar, por exemplo, uma garrafa pet com furos e petiscos dentro. Seu cãozinho treinará a mente e a paciência para buscar a recompensa que está do lado de dentro.

Apresente uma postura relaxada

A postura do dono também tem influência no comportamento do animal. Uma dica é jamais fazer brincadeiras que induzam o cãozinho à agressividade. Nunca o atice a ficar nervoso nem irritado. Sempre apresente uma postura relaxada, para que ele faça o mesmo.

Consulte um veterinário

Por mais que existam inúmeros artigos na internet sobre o assunto, é sempre bom consultar um especialista que irá saber a necessidade exata do seu pet. Isso vai fazer com que ele tenha o acompanhamento necessário para deixar de ser um cão agitado sem que nada prejudique sua saúde.

Na Clínica Veterinária da Vinci você encontra os melhores profissionais e uma estrutura excelente para receber e atender seu cão da melhor maneira possível. Tire suas dúvidas ligando para (41) 3016-2606. Saiba mais aqui.

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: