Brincadeiras para estimular a inteligência do seu cão

Gastar energia, novas habilidades, reforço do elo de amizade entre tutor e companheiro são alguns dos benefícios das brincadeiras com os cães.

Você tem o hábito de brincar com o seu animal de estimação? Existem brincadeiras capazes de estimular o raciocínio do cachorro, que auxiliam o seu companheiro na tomada de decisão, além de mantê-lo entretido.

Com atividades recreativas específicas, os cães aprendem a se comportar em determinadas situações, conseguem gastar energia, desenvolvem novas habilidades e os jogos ainda reforçam o elo de amizade entre o tutor e o companheiro, o que vai aumentar a afeto e o respeito.

Esconder os brinquedos

Uma das brincadeiras usadas para aumentar o raciocínio e estimular a memória do cão por meio de novas palavras é a procura por objetos. É só você esconder algo, e pedir para o seu cachorro procurar. Na fase inicial, que deve ser mais simples, jogue algo em uma direção que o seu cachorro possa ver. Depois diga: “Cadê o (nome do objeto)”. Deixe-o procurar.

Quando o seu companheiro encontrar, elogie-o, ou seja, estimule o reforço positivo. Faça um carinho e dê um agrado. Com o tempo, aumente o nível de complexidade da brincadeira. A intenção desse jogo é manter o seu melhor amigo ocupado e gastando energia.

Você tem garrafa pet vazia?

Pode ser de refrigerante, água ou suco. Essa brincadeira é bem simples: você coloca o petisco favorito do seu melhor amigo. Fecha a garrafa bem firme e depois é só fazer pequenos furos. O seu companheiro vai aprender que, por meio de patadas, ele vai conseguir alcançar o petisco e ganhar a recompensa. Que tal tentar? Se você não tiver garrafa pet, pode usar caixa de papelão também.

Como estimular o faro do seu cachorro?

Não sirva a ração direto no pote. Faça o animal trabalhar para ter a comida. Assim, na próxima vez que for servir o alimento, coloque em diferentes lugares pela casa, para estimulá-lo.

Jogar objetos

Outro jogo para estimular o raciocínio é a busca por objetos. Inicialmente, lance dois itens e peça para o seu melhor amigo pegar. Deixe ele escolher e veja qual vai trazer. Depois, jogue ambos os objetos, mas desta vez fale o nome do objeto que ele trouxe, para que o seu melhor amigo possa aprender e entender.

Assim que ele conseguir trazer o item certo, faça carinho, festa e dê agrado. Esta é uma brincadeira difícil, que vai exigir muita paciência, amor e carinho. Por isso, se o seu cão não conseguir aprender de forma rápido, não desista, ok?

Estimular a mente

Outra forma para o seu cachorro exercitar a mente e aumentar a inteligência é por meio de diferenciação de odores. Os cães têm excelente olfato, por isso, mostre sempre ao seu companheiro novos cheiros. Nas primeiras vezes, eles devem ser mais fortes e intensos. No mercado existe produtos específicos para isso.

Brincar sozinho

Outra dica é fazer brincadeiras com dispensadores de comida, que ajudam a melhorar a inteligência canina. Há bolas que liberam ração, por exemplo, e isso, também, ensina o seu cão a se divertir sozinho.

Atendimento qualificado

Para manter a saúde do seu companheiro em dia, fazer check-up ou esclarecer qualquer dúvida conte com a Clínica Veterinária Da Vinci, que possui uma estrutura completa para receber seu pet, além de oferecer um atendimento personalizado com os melhores profissionais. Clique aqui e saiba mais ou agende uma consulta: (41) 3016-2606 ou (41) 99663-0331.

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: