Animais doadores de sangue

Descobrir que seu animal de estimação pode ser um doador de sangue, salvar vidas de outros,é bastante gratificante.

Você sabia que animais também podem precisar de doação de sangue?

Assim como nós, nossos animaizinhos podem precisar dos mesmo cuidados. E doação de sangue podem salvar vidas para nossos amigos peludos.

Por que doar?

Animais fazem cirurgia, tratamento dentário, por vezes podem sofrer acidentes, ou mesmo doenças hereditárias, e assim, pararem no hospital, e consequentemente podem precisar repor sangue perdido, plaquetas.

Por outro lado, já pararam pra pensar que o seu animal saudável, feliz e ativo, pode ajudar a salvar vidas de outros animais?

Doação de sangue entre animais não só existe como é muito necessário, assim como nos hemocentros humanos, é constantemente necessário a presença de doadores.

Como doar?

Animais, assim como nós, podem ser doadores regulares ou esporádicos. As regras são bem parecidas com as nossas, relacionadas ao peso, idade e condição de saúde.

O cão doador precisa ter mais de 20 quilos, ter entre 1 e 8 anos de idade, sua saúde deve estar apta ao procedimento, não apresentando nenhuma doença transmissível, como por exemplo filariose ou borreliose, tão pouco babesiose e leishmaniose, entre outras.

O cartão de vacinas deve estar em dia, e não ter sido parasitado anteriormente. O cão pode fazer até seis doações por ano, ou seja uma a cada dois meses.

Se o animal doador for um gato, algumas regras mudam, mas os cuidado são os mesmos, assim como a necessidade de sangue nos procedimentos. As medidas mudam proporcionalmente, o peso mínimo é de 4 quilos, a idade é entre 1 e 7 anos, e claro, não apresentar doenças e estar em dia com o cartão de vacinas.

Para outros animais é importante consultar um veterinários e verificar condições. Seja para qualquer espécie e situação, apenas profissionais qualificados podem orientar, e sanar dúvidas com responsabilidade e segurança.

Procedimento

A Clínica Veterinária Da Vinci, possui uma equipe de profissionais qualificados para sanar quaisquer dúvidas sobre esse, e outros assuntos relacionados aos nossos melhores amigos.

O procedimento é rápido, dura pouco mais de 20 minutos, é o tempo suficiente para retirar 450ml de sangue.

Essa quantidade pode ajudar no tratamento de outros dois animais, sangue e plaquetas cada componente segue para um receptor. Por causa do pêlo, uma região é raspada para aplicação da agulha, e a doação acontece.

Assim como acontece conosco, nos animais também existe compatibilidade sanguínea,

Porém com uma classificação diferente para cães,que consiste em 8 tipos de sangue.Aqui no Brasil, denominou-se simplesmente a nomenclatura de 1 a 8, sendo 1 o doador universal, todos podendo ser positivo e negativo.

Para gatos a tipagem sanguínea,são diferenciadas em três grupos: Tipo A, Tipo B e Tipo AB.

Benefícios

A doação de sangue em animais, ainda não é tão difundida, mas muito necessária!

É um procedimento fundamental para o sucesso de algumas intervenções, de alguns salvamentos. O doador não sofre nenhum dano, não pega nenhuma doença ou infecção, muito pelo contrário, assim como nós, ajuda ao próximo, e como repões rapidamente o sangue retirado, podemos afirmar que ainda faz bem à saúde.

Gostou da ideia?

Leve seu animal para ajudar os outros animais.

A equipe da Clínica Veterinária Da Vinci, realiza com muita frequência transfusões de sangue, necessitando constantemente de doadores.

Convidamos proprietários de animais, a cadastrar seu animal como doador. Entre em contato com a clínica!

Visite o site: http://www.veterinariadavinci.com.br/ ou ligue: (41) 3016-2606 (41) 99663-0331

Traga seu pet para a Veterinária Da Vinci, Clínica Veterinária 24 horas em Curitiba.

Vacinas, banho e tosa, castração. Plantão 24 horas para emergências veterinárias, com cirurgia em cães e gatos e internamento para cães e gatos com acompanhamento.

Fone: (41) 3016-2606

Rua Tapajós, 260, Curitiba/PR

Temos Leva e Traz.


Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo: